top of page

Dear English readers, we apologise: since these activities are conducted only in Portuguese, this content does not have an English translation yet. If you wish to read this page in English, we kindly ask you to use your browser's translation features.

Dez Posições Ante o Irreparável

Posicionando-se no seio de uma tarefa paradoxal e urgente, entre a irreparabilidade do mundo-como-É e o compromisso ético com a sua reparação, a Escola do Reparar, novo programa continuado de formação artístico-política do AND Lab, propõe conjugar o Modo Operativo AND com outras proposições artístico-políticas encarnadas, ferramentas de composição colaborativa e práticas somáticas, num programa transdisciplinar e indisciplinado, dedicado à articulação corporeidade-comunalidade e ao reconhecimento e à invenção-criação de táticas para o desaprendizado das violências arraigadas e desigualmente distribuídas em cada ume de nós.

Ante o imponderável da crise pandémica, seguimos os princípios do próprio Modo Operativo AND e, desde março, re-paramos - procurando fazer das condicionantes, condições, e escutar o que se faz possível no agora. A edição piloto 2020 da Escola do Reparar nasce, assim, de um gesto de reparação radical, que envolveu aceitar a suspensão inevitável da dimensão situada e corpo-a-corpo, abrindo-nos a novos formatos para reinventar toda uma programação.

Apoiada por uma nova plataforma digital de comunidade-acervo, esta edição é composta por um conjunto de atividades, todas dedicadas, este ano, à questão-tema das Dez Posições ante o Irreparável: (an)coragem, co(m)passionamento, consistência, comparência, firmeza, franqueza, suficiência, justeza, des-ilusão e des-cisão.


O programa se desdobra de julho a dezembro, incluindo: Estudos Indóceis - Grupo de Estudos Praticados e Escuta Recíproca (online, em andamento); LAND - Residência de Investigação-Criação, ANDscape - Curso Extensivo (online, inscrições abertas) hANDling - Sessões Individuais de Escuta, Jogo e Práticas Corporais (online, por marcação) e understANDding - Programa Público Online de Partilhas Teórico-Reflexivas, Proposições Performativas e Conversas com Convidades (transmissões online).

A Escola do Reparar surge do desejo de contribuir para um processo que se dispara pelo reconhecimento de que já não é possível reiterar um mundo insustentável, apoiado em lógicas predatórias-extrativistas. Ao propor uma escola multilocalizada, transversal e baseada em saberes praticados, a conectar realidades e corpos diversamente afetados pelo Irreparável, pretendemos criar um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar. Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar modos de sermos íntimes sem sermos/estarmos próximes, e nutrir, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos.


Dez Posições Ante o Irreparável
ER-2021_Remembrar-Calendario-post.jpg

ACTIVITIES OPEN FOR INFORMATION/REGISTRATION ON CALENDAR

[you can always return to this page throughout the annual schedule to keep up with news: new calendar activities will be added as their registration/information becomes available. If you are viewing past editions, this panel will be complete]

[TRANSLATION AVAILABLE ON ACTIVITY REGISTRATION PAGE]

ANDscape | Curso Extensivo Online

ANDscape | Curso Extensivo Online

22/09/20, 18:00
Transmissões via site

Encontros práticos quinzenais às terças + acesso à Comunidade-Acervo Online da Escola do Reparar para partilha de táticas e criações emergentes

hANDling | Programa de Acompanhamento & Cuidado Singularizado

hANDling | Programa de Acompanhamento & Cuidado Singularizado

and-lab.org/quando-onde (Ativs. p Marcação)

Sessões online por marcação: 'hANDling Escuta'; 'hANDling Jogo'; Práticas e ferramentas corporais convidadas 'Corpo Antena' e 'Corpo Multidimensional'

Dez Posições ante o Irreparável

Dez Posições ante o Irreparável

07/07/20, 19:00
Zoom.us

videoperformances + grupo online de estudos praticados e escuta recíproca | série ligada à ed. piloto da Escola do Reparar | com Fernanda Eugenio e Núcleos AND Lab Brasil: Mariana Pimentel, Iacã Macerata e Guto Macedo (RJ), Milene Duenha (CWB), Patricia Bergantin (SP)