top of page

'WHEN-WHERE?'

(Calendar)

'HOW?'

(School Editions)

Fri, 19 Jan

|

Espaço Mova

Lab Verão AND Rio | Praticar o Cuidado Performar o Comum

Um encontro entre o Modo Operativo AND e as práticas de cuidado com Fernanda Eugenio em interlocução com Ana Dinger, Felipe Tupinambá, Guto Macedo, Iacã Macerata, Jaime Esteban, Letícia Barbosa, Mariana Borges, Mariana Pimentel, Miguel Pestana, Paulo Mantuano

Lamentamos, mas o período de inscrições encerrou.
Ver outros eventos
Lab Verão AND Rio | Praticar o Cuidado Performar o Comum
Lab Verão AND Rio | Praticar o Cuidado Performar o Comum

General Info

19 Jan 2018, 21:00 – 26 Jan 2018, 19:00

Espaço Mova, R. Hermenegildo de Barros, 73 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Details

Laboratórios de Verão AND Brasil 2018

Edição #1 RIO DE JANEIRO

19 de janeiro de 2018, a partir das 21h – inauguração do AND Lab Rio.

de 20 a 26 de janeiro de 2018, das 10 às 19h – Lab Verão AND Rio (Parceria AND Lab, Coletivo Corposições e Espaço Mova)

+++

INFO SOBRE VALORES E INSCRIÇÕES:

andlab.rj@gmail.com

+++

EDIÇÃO #1 RIO DE JANEIRO

PRATICAR O CUIDADO, PERFORMAR O COMUM

ENTRE-SI, ENTRE-NÓS, ENTRE-MUITOS

Um encontro entre o Modo Operativo AND e as práticas de cuidado com Fernanda Eugenio em interlocução com Ana Dinger, Felipe Tupinambá, Guto Macedo, Iacã Macerata, Jaime Esteban, Letícia Barbosa, Mariana Borges, Mariana Pimentel, Miguel Pestana, Paulo Mantuano

Nesta primeira edição no Rio de Janeiro do Laboratório de Verão AND escolhemos situar o nosso encontro na questão do cuidado, tomado aqui como gesto de viver-com, capaz de (re)performar de modo co-emergente o si e o entorno, se concretizando enquanto política de reciprocidade na relação com o acontecimento. Em parceria com o coletivo de pesquisa Corposições - Profanações entre Afeto, Performatividade e Território e com o Espaço Mova, propomos um programa conjunto que envolve práticas de ativação corporal e do Modo Operativo AND, numa vivência imersiva entre teoria e prática; conversa e jogo.

+++

PROGRAMA:

Abertura >> festa de inauguração do AND Lab Rio, conversa de acolhimento e partilha de vídeos sobre o Modo Operativo AND, 19 de janeiro, sexta, 21h.

Introdução ao Modo Operativo AND >> oficina intensiva com Fernanda Eugenio, 20 e 21 de janeiro, sábado e domingo, 14h às 19h.

Práticas de Ativação Corporal >> oficina matinal de preparação para o dia de trabalho, 22 a 26 de janeiro, segunda a sexta, 10h às 12h, com Felipe Tupinambá, Guto Macedo, Jaime Esteban, Miguel Pestana e Paulo Mantuano:

22/01 - 2a feira: "Jornada Sensível", com Miguel Pestana

23/01 - 3a feira: "Iyengar Yoga", com Jaime Esteban

24/01 - 4a feira: "Dança - Contato", com Paulo Mantuano

25/01 - 5a feira: "Cantos circulares e criação musical" com Felipe Tupinambá

26/01 - 6a feira: "Movimento Autêntico"com Guto Macedo

Praticar o Cuidado, Performar o Comum >> oficina Modo Operativo AND e Práticas de Cuidado, 22 a 26 de janeiro, 14 às 19h, com Fernanda Eugenio, Ana Dinger e Coletivo Corposições.

Encerramento >> Jam com equipe Mova, 26 de janeiro, a partir das 19h30

+++

SOBRE A PROPOSTA dos LAB VERÃO AND

Os Laboratórios de Verão AND Brasil propõem-se como experiência imersiva na investigação situada das políticas da convivência através da prática do Modo Operativo AND em conversa com diferentes ferramentas para a escuta recíproca, a composição coletiva e a recomposição de um corpo sensível. Este programa foi desenhado como versão compacta das Escolas de Verão AND que acontecem todos os anos, no mês de julho, na sede do AND Lab em Lisboa, procurando reinventar com diferentes parceiros e colaboradores locais – este ano no Rio de Janeiro e em São Paulo – as condições para a instalação de uma zona temporária de atenção e pesquisa aberta a todos os interessados na experimentação com ferramentas ético-estéticas para o viver-juntos.

+++

SOBRE o Espaço Mova:

O MOVA é um projeto que propõe a invenção de caminhos relacionais no campo da arte, terapia e cura; apresentando múltiplas possibilidades de vivências e experimentos que possibilitem a conexão com consigo, com o outro e com o mundo. Alimentamos e germinamos iniciativas que buscam reinventar a maneira como sentimos, percebemos e existimos no mundo.

+++

SOBRE o Coletivo Corposições:

Corposições - Profanações entre Afeto, Performatividade e Território é um coletivo de pesquisa composto por Catarina Resende, Mariana Pimentel, Guto Macedo, Iacã Macerata, Mariana Borges e Letícia Barbosa que investiga interfaces entre as artes do corpo , a clínica e o viver em coletivo tendo como ferramentas centrais o Modo Operativo AND desenvolvido pela antropóloga, artista e pesquisadora brasileira Fernanda Eugenio e a Composição em Tempo Real desenvolvido pelo coreógrafo e pesquisador português João Fiadeiro. Integra o Corporeilabs - Laboratório de Investigação da UFF, é parceiro da plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência e da Casa Territórios, realizando proposições diversas na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

+++

SINOPSE DETALHADA

A nossa proposta aborda o cuidado como operação que se faz através de um descentramento da narrativa do sujeito que explica ou é explicado, permitindo uma transferência de protagonismo para o acontecimento.

Praticar essa modulação do cuidado envolve instalar e sustentar, no entre-si e no entre-nós , o entre - muitos que é o acontecimento compartilhado. Uma zona de atenção, formulação, manuseamento e rematerialização, que permite efetuar um comum – aquele que for possível, a cada vez.

Para isso há que, sobretudo, contornar a forma dominante do cuidado solucionador, que age como vetor de normalização: declinar de um modo operativo pautado pela interpretação, que tende a sobrecodificar a vivência concreta, antecipando o significado e fechando-se em diagnóstico ou representação totalizadores.

Para explorarmos coletivamente os modos do cuidado e suas relações com as políticas da convivência, propomos ativar um espaço-tempo de investigação experiencial, baseado na prática desdobrada dos exercícios do Modo Operativo AND para o co-posicionamento recíproco. Propomos, ainda, colocar estes exercícios em conversação com o plano de inquietações da clínica da subjetividade, das práticas artísticas e de curadoria.Ao longo de uma semana de trabalho imersivo, procuraremos ativar por frequentação continuada – através da insistência no manejo direto e de um ir-e-vir entre o jogar e o conversar – uma sensibilidade fractal, atenta e minuciosa às modulações relacionais dentro e fora, si e entorno, liberdade e co-responsabilidade. Uma sensibilidade disponível a se implicar na (re)mediação situada do justo meio entre afectos e acontecimentos.

O primeiro final de semana do curso será dedicado a introduzir os participantes ao Modo Operativo AND e às suas principais linhas de força: a ética de incorporação suficiente do acidente, a desfragmentação de si e o exercício da re-paragem através do (contra)dispositivo do jogo que-como-quando/onde. A seguir, de segunda a sexta-feira, o laboratório divide-se em duas grandes oficinas duracionais: as manhãs serão dedicadas a práticas de ativação corporal propostas pela equipe do Espaço Mova, que funcionarão como um exercício diário de chegar, despertar e sintonizar; as tardes serão ocupadas pelo aprofundamento das relações entre o Modo Operativo AND e as práticas de cuidado.

+++

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

- participação integral

- participações parciais:

1) somente oficina introdutória Modo Operativo AND

2) somente oficina matinal com Equipe Mova

3) oficina matinal com Equipe Mova + Lab Praticar o Cuidado, Performar o Comum

4) somente Lab Praticar o Cuidado, Performar o Comum

+++DESCONTOS PARA INSCRIÇÕES ANTECIPADAS (30% até 31/12; 10% até 05/01)

+++PAGAMENTO FACILITADO em até 3X

+++PROGRAMA DE BOLSAS 50% (7 bolsas atribuídas por ordem de inscrição para estudantes e/ou parceiros Mova e AND Lab)

+++INFO SOBRE VALORES E INSCRIÇÕES:

andlab.rj@gmail.com

Partilhar

bottom of page