Tue, Aug 07 | CRD - Centro de Referência da Dança - SP

Oficina Extensiva | Modo Operativo AND: Performar o Comum

com Fernanda Eugenio, em parceria com o Grupo Lagartixa na Janela
A inscrição está fechada

Horário e local

Aug 07, 2018, 1:30 PM – Aug 14, 2018, 6:00 PM
CRD - Centro de Referência da Dança - SP, Baixos do Viaduto do Chá, s.n. Galeria Formosa, Centro - São Paulo, SP - Brasil

Sobre o evento

De 7 a 14 de agosto (terça, quarta, quinta, sexta, segunda e terça), das 13h30 às 18h

Inscrições até às 20h de 31 de julho

+ info e inscrições: www.crdsp.com.br/oficinas

Vagas: 25

Público-alvo: artistas, pesquisadores, pessoas que trabalham com a mediação de relações em quaisquer áreas de atuação e conhecimento; qualquer pessoa interessada nos modos como nos (re)fazemos gente e, a cada vez, todes.

Faixa etária: de 18 a 65 anos

Os certificados são emitidos mediante solicitação por email centrodereferenciadadancasp@gmail.com

O Modo Operativo AND (MO_AND) é um sistema de com-posição, de uso transversal no estudo praticado das políticas da convivência, que reúne um conjunto de ferramentas para a investigação experiencial do Acontecimento. Deslocando os modos de fazer etnográficos para um plano de manuseamento comum e coletivo - o cuidado e a perfomance ao vivo do encontro - o MO_AND articula-se como ética de reparagem e reparação. As práticas propostas trabalham com escalas de menorização/maximização do (in)visível e de redução/ampliação do espaço e do tempo, estimulando uma sensibilidade fractal, atenta e minuciosa às modulações relacionais da reciprocidade (justo meio entre a complementaridade e a simetria) e da suficiência (justo meio entre a eficiência e a desistência).

*parte desta oficina integra a contrapartida do projeto "Ir Além" contemplada pela 23ª Edição do Fomento à Dança

Fernanda Eugénio

Antropóloga, artista, investigadora e docente. Trabalha com pesquisa de campo, escrita, performance ampliada, proposições urbanas situadas e, sobretudo, com a construção de modos de fazer transversais para a composição relacional e para a criação por re-materialização - nomeadamente o Modo Operativo AND, metodologia que desenvolve há quinze anos e tem vindo a ser amplamente utilizada em diversas áreas. Desde 2011 dirige a plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência - com sede em Lisboa e núcleos no Brasil (Curitiba e Rio de Janeiro) e Espanha (Madrid) - a partir da qual explora os entre-lugares emergentes de uma trajetória marcada por colaborações intensivas, deslocações e desvios, entre a pesquisa académica estrita e uma investigação singular dos usos artísticos e políticos da etnografia como ferramenta circunscritiva-performativa. É pós-doutora (2012) pelo ICS - Universidade de Lisboa; doutorada (2006) e mestre (2002) em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ) e formada em Dança pela Escola Angel Vianna. No Brasil, foi Pesquisadora Associada do CESAP/IUPERJ (2003-17) e Professora Adjunta de Ciências Sociais na PUC-Rio (2005-12). Nos últimos quinze anos tem atuado como professora convidada em diversos programas de formação em ciências sociais e humanas, artes e performance na Europa, EUA e América do Sul. Suas publicações, criações artísticas e colaborações circulam por Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, República Checa, Reino Unido, EUA e Vietnã. É membro do Baldio | Estudos de Performance, com quem criou o primeiro Curso Experimental em Estudos de Performance em Portugal e da R.I.A. | Rede de Investigação Artística. www.and-lab.org

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento

Respeitamos a sua privacidade. Somente utilizamos quaisquer dados pessoais para efeito de comunicação de notícias sobre as nossas atividades ou processamento de inscrições e jamais os partilhamos com terceiros. É possível solicitar a obtenção ou a exclusão completa destes dados a qualquer instante para info@and-lab.org.

We respect your privacy. We only use any data collected for the purpose of communicating news about our activities or processing registrations, and we never share them with third parties. You can request to obtain or completely delete this data at any time via email info@and-lab.org.
 

Página Inicial
Sobre o AND Lab
A Escola do Reparar
School of Reparar 2020 had the institutional support of:
Contact
Subscribe to the mailing list

Fernanda Eugenio, 2018

All Rights Reserved

Terms, Conditions &

Privacy Policies

Policy-01.png