top of page

SESSÃO INAUGURAL
DO IRREPARÁVEL: O QUE PODE UMA ÉTICA DE REPARAÇÃO?
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

Este encontro é o primeiro movimento público de partilha das actividades programadas pelo AND Lab no âmbito do projecto Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?.

Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação? é a questão-problema a atravessar (e agregar) todas as actividades compreendidas nesta investigação-experimentação, uma criação expandida e transdisciplinar que se apoia em dispositivos relacionais - tais como palestras-performance, performances situadas, publicação em modo caixa-livro e instalações móveis - e articula através de diferentes situações de partilha - apresentações, residências, laboratórios e exposições.

Vivemos num mundo que coincide com o Irreparável: foi e é feito do/no reiterado exercício da violência e do saque (colonial, patriarcal, racista, sexista, antropocêntrico, heteronormativo, meritocrático, capacitista...) – regime hegemónico que não apenas produz o Irreparável, mas uma inerente (in)sensibilidade. O Irreparável é também quase sempre Irreparado: obviado, justificado, minimizado ou simplesmente negado. A concreta efetuação da reparação esbarra, portanto, no desafio do inviável, do anacronismo, da inevitável insuficiência. Neste projecto, assume-se a posição de que é justamente o impossível da tarefa que a faz urgente. Propomos, então, um trabalho em que o artístico é convocado como lugar para a invenção colectiva, investigação-criação de modos de superação do elo perverso entre a irreparabilidade do mundo e uma insistente política da negação e da desresponsabilização.


ONDE:
Espaço Alkantara
Calçada Marquês de Abrantes 99, Lisboa
QUANDO:
15 de Dezembro de 2018, das 18 às 20h
COM QUEM:
Fernanda Eugenio, Ana Dinger e convidadxs
AGRADECIMENTOS: Alexandre Eugenio, Dani d'Emilia, Tiago Oliveira e Latoaria (nomeadamente à Patricia Couveiro pela mediação do acolhimento e ao Tiago Vieira pela cedência das "tralhas convidadas" que compareceram connosco à apresentação no Espaço Alkantara)
LINK:
http://www.alkantara.pt/en/portfolios/sessao-inaugural-do-and-lab-i-do-irreparavel-o-que-pode-uma-etica-de-reparacao/

Projecto AND Lab 2019

DO IRREPARÁVEL: O QUE PODE UMA ÉTICA DE REPARAÇÃO?

bottom of page